Seu browser não suporta JavaScript!

alto contraste estilo monocromtico estilo normal Aumentar Diminuir tamanho normal

Pesquisas Concluídas

 

Diferenças das políticas de enfrentamento da pandemia no campo da Política de Assistência Social no Brasil e em Portugal: supressão de direitos e aumento das desigualdades sociais (2021-2022)

Descrição: O projeto foi executado no contexto do estágio pós-doutoral, realizado pela Profa. Miriam de Souza Leão Alburquerque, junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Departamento de Serviço Social do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE sob supervisão da Profa. Ana Cristina Brito Arcoverde, no âmbito do Observatório Luso-Brasileiro de Desigualdades e Políticas Públicas (ODEPP), Sub Projeto a) Democracia, Desigualdade e Provação de Direitos, do Projeto de Pesquisa "Desenvolvimento e Desigualdades do SUI Global: Supressão de direitos e implicações sociopolíticas na vida e trabalho das populações periféricas", de Internacionalização do PPGSS - PRINT e do Núcleo do ARCUS - Ações em Rede Coordenadas no Universo Social/ UFPE

Coordenadora: Miriam de Souza Leão Albuquerque

 

 

Mulheres, trabalhos e tecnologias: um museu de grandes novidades? (2020-2021)

Descrição: O presente projeto de iniciação científica visa a análise da realidade e dos desafios postos ao trabalho das mulheres brasileiras na última década (2010 - 2020), em face da expansão tecnológica. Tem também como objeto desvendar de forma inicial possíveis impactos, em 2020, da emergência em saúde pública a partir da pandemia de COVID-19 sobre o trabalho e a renda das mulheres. Trabalharemos com a hipótese de que o avanço tecnológico atual tem modificado as relações de trabalho, tornando regra a flexibilização, a precariedade e a informalidade. A informatização aprofunda mecanismos de exploração e opressão do trabalho das mulheres, apesar de aparentemente mostrar-se como vantajosa, em especial daquelas em trabalhos informais. A metodologia utilizará da estratégia de análise qualitativa dos dados, que serão coletados por meio de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas. Espera-se mostrar com a pesquisa como a exploração do trabalho das mulheres se aprofunda com o avanço tecnológico em poder da masculinidade e em contextos de crise econômica e social. Em especial ao considerar as intersecções de classe social e raça. Representa continuidade à pesquisa? Trabalho e Relações de Gênero: Análise da Feminização das Profissões e Ocupações?, aprovada pelo Edital MCT/CNPq Nº 14/2011, que, entre outros produtos, gerou o livro Trabalhadoras de 2013.

Coordenadora: Anabelle Carrilho.

 

 

Políticas da Assistência Estudantil no Ensino Superior Brasileiro: desafios e perspectivas (2013-2021)

Descrição: Este estudo tem como objetivo aprofundar conhecimentos e reflexões sobre as Políticas de Assistência Estudantil direcionadas ao Ensino Superior no Brasil, que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, considerando especialmente o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), Decreto Lei N. 7234 de 19.07.2010.

Coordenadora: Carolina Cassia Batista Santos

 

 

As diferenças na execução das medidas socioeducativas no Distrito Federal: um recorte de gênero e raça a partir da aplicabilidade do SINASE no Distrito Federal (2018-2020)

Descrição: Atividade iniciada no ano de 2018 com o recorte na área da Infância, Adolescência e Juventude do Sistema Sócioeducação em Meio Aberto, que ocorre nas Unidades de Atendimento em Meio Aberto do Plano Piloto, com o objetivo de traçar o perfil socioeconômico dos jovens em Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida - LA e Prestação de Serviço à comunidade - PSC. Será feito um levantamento bibliográfico e uma pesquisa documental nos arquivos e prontuários dos referidos jovens em cumprimento da LA e PSC. 

Coordenadora: Miriam de Souza Leão Albuquerque

  

 

O Trabalho de Equipes Multidisciplinares na Assistência Estudantil no âmbito da Política Educacional (2017-2018).

Objetivo: Compreender a atuação de equipes multidisciplinares no âmbito da assistência estudantil no Instituto Federal de Brasília (IFB) identificando seus limites e possibilidades e oferecendo subsídios para a consolidação do trabalho interdisciplinar na assistência estudantil.

Coordenadora: Carolina Cassia Batista Santos

 

Política Nacional de Educação Permanente-PNEP para os/as profissionais inseridos/as no Sistema Único da Assistência Social- SUAS: trajetórias generificadas, potencialidades e limites a partir dos dados dos Censos SUAS (2014-2018).

Descrição: Mapear os indícios de precarização através das trajetórias profissionais dos/das trabalhadores/das do SUAS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fazer levantamentos dos marcos regulatórios de capacitação dos/as trabalhadores/as do SUAS, a exemplo da NOB-SUAS e NOB-RH-SUAS; Explorar os acervos bibliográficos sobre a Política de Educação Permanente do SUAS visando comparar com outros sistemas (educação e saúde) no País, para captar as potencialidades e limites; Mapear os vínculos profissionais, grau de escolaridade, carga horária de trabalho, infra-estrutura e suas capacitações profissionais, visando reconstruir as trajetórias profissionais dos/das trabalhadores/das do SUAS; Identificar os indícios da precarização do trabalho no SUAS com os vínculos profissionais, grau de escolaridade, carga horária de trabalho, infra-estrutura e suas capacitações profissionais. METODOLOGIA O Projeto utilizará as seguinte estratégia metodológica: Análise documental com base no banco de dados do SUAS (Censo SUAS, CADÚNICO, entre outros), Levantamento bibliográfico sobre a constituição do SUAS e PNEP do SUAS. o levantamento será realizado através de procura em bases online: google acadêmico, Scielo e a Base digital de Teses e Dissertações- BDTD.

Coordenadora: Miriam de Souza Leão Albuquerque

 

Políticas em Movimento e Saberes Situados: Desafios práticos e interesses estratégicos das latino-americanas no capitalismo (2014-2018).

Descrição: O Projeto "Políticas em Movimento e Saberes Situados" elabora uma reflexão sobre as experiências acumuladas pelo movimento feminista e pelas políticas para as mulheres, na sua expressão latino-americana, utilizando as categorias de necessidades práticas e interesses estratégicos. Investiga e sistematiza o acúmulo realizado pelas mulheres e os movimentos no sentido de garantir direitos através de políticas diversas: conciliação familia-trabalho, ações afirmativas, proteção contra violência, mercado de trabalho, cotas políticas, entre outras muitas possíveis.

Coordenadora:  Silvia Cristina Yannoulas

 

 

O Trabalho das Equipes Multidisciplinares nas Escolas e na Política Educacional (2014-2018)

Descrição: A pesquisa proposta nessa oportunidade se localiza na interface entre a Política/Gestão Educacional e a Política/Serviço Social. O objetivo geral do projeto consiste em analisar comparativamente a atuação das equipes multidisciplinares nas escolas brasileiras, nas escolas argentinas e nas escolas mexicanas. Os objetivos específicos incluem: 1) Propiciar um balanço (localização, levantamento, sistematização e interpretação) da produção científica sobre o tema, nos países considerados; 2) Estabelecer uma caracterização (a partir da comparação e diferenciação) sobre os significados e definições mais frequentes das equipes multidisciplinares com atuação nas escolas das três unidades da federação selecionadas, identificando e recompondo as propriedades e dimensões dos processos envolvidos; 3) Estabelecer uma caracterização (a partir da comparação e diferenciação) sobre os significados e definições mais frequentes das equipes multidisciplinares com atuação nas escolas dos países selecionados, identificando e recompondo as propriedades e dimensões dos processos envolvidos; 4) Pesquisar programas, projetos e ações da política educacional que tenham bons resultados à justiça escolar; e 5) Subsidiar os debates sobre a potencial participação de assistentes sociais e psicólogas nas escolas públicas brasileiras e nas políticas educacionais; e 6) Indicar as lacunas e prioridades para uma agenda futura de pesquisa.

Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas

 

 

Trabalho e Relações de Gênero: Análise da Feminização das Profissões e Ocupações - Edital Universal Cnpq 014/2011 (2011-2013)

Objetivo: Na literatura especializada, apareciam alternativamente dois significados para o conceito de feminização das profissões e ocupações, a que correspondem metodologias e técnicas diferentes para a coleta e análise de informação: significado quantitativo ou feminilização: refere-se ao aumento do peso relativo do sexo feminino, na composição de uma profissão ou ocupação; sua mensuração e análise realizam-se por meio de dados estatísticos; significado qualitativo ou feminização: alude às transformações de significado e valor social de uma profissão ou ocupação, originadas a partir da feminilização e vinculadas à concepção de gênero predominante em uma época; seu impacto é avaliado pela análise do discurso. Existe uma intensa relação entre o acesso massivo de mulheres a uma profissão ou ocupação (feminilização) e sua transformação qualitativa (feminização). No projeto, consideramos os processos de feminização e de masculinização de certas profissões (magistério, engenharias, entre outros).

Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas

 

 

Política Educacional e Pobreza: Estudo em escolas públicas que atendem a população em situação de pobreza - Edital 038/2010 Obeduc/Capes (2010-2013)

Objetivo: estudar as manifestações da relação entre educação formal e população em situação de pobreza, tanto no que se refere a resultados de proficiência e qualidade, como na atuação das distintas esferas de governo, e no interior da própria escola. Objetivos específicos: 1) Analisar a produção científica da última década sobre educação formal e pobreza, especialmente a articulação entre circuitos e trajetórias educacionais (gênero, raça e classe social); 2) Pesquisar, por meios estatísticos, a influência da população em situação de pobreza no Índice de Desenvolvimento Educacional IDEB das Escolas; 3) Pesquisar a influência do resultado das avaliações externas, com destaque para Prova Brasil, no ciclo de políticas públicas na formulação e implementação dessas políticas; 4) Analisar o contexto e as características das escolas que atendem massivamente à população em situação de pobreza; 5) Estudar a educação e qualificação profissional das professoras para o exercício do trabalho docente com população em situação de pobreza; e 6) Investigar as manifestações da intersetorialidade das políticas sociais no espaço escolar, especialmente entre a política social de educação e a política social de assistência social.

Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas

 

 

Novas modalidades de organização do trabalho : o trabalhador cooperado em Brasília-DF/2010  (2010-2014)

Descrição: Esta pesquisa problematiza o fenômeno recente da eclosão de cooperativas de trabalho no Brasil, direcionando a investigação para o estudo da realidade de trabalhadores excluídos do modelo de emprego formal, que buscam trabalho e renda participando de cooperativas de trabalho e/ou produção na cidade de Brasília-DF, tendo em vistas que tais cooperativas vêm se configurando como novas ou renovadas modalidades de organização do trabalho.

Coordenadora: Carolina Cassia Batista Santos

 

 

Contruindo uma Tipologia da Relação Entre a Pobreza e a Educação Formal na Literatura Científica- Editais 2009 Finatec e Proic. (2009-2011)

Objetivo: Estudar as formas de interpretação da relação entre a situação de pobreza e a educação formal apresentadas na produção acadêmica recente (1999-2009). Considera os artigos publicados em bases abertas controladas (Scientific Eletronic Libary On Line- Scieloe, complemenrariamente, Google Acadêmico), e as dissertações e as teses defendidas e inseridas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações- BDTD.

Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas

 

 

Avatares do Estado Avaliador: metamorfoses das Políticas de Educação Contemporâneas – Editais 2008 Finatec e Proic (2007-2009)

Objetivo: Analisar o surgimento e a utilização do conceito “Estado Avaliador” na produção recente das Ciências Sociais sobre as políticas, especialmente observando os artigos publicados em periódicos científicos e livros, as dissertações e as teses aprovadas nas seguintes áreas: Ciência Política, Educação, Serviço Social e Sociologia (1990-2007).

Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas

 

 

Educação para o Trabalho em Tempos de Re-estruturação Produtiva e Participação Popular- Editais 2007 Finatec e Proic. (2006-2008)

Objetivo: Analisar as formas de incorporação das demandas tecnológicas emergentes da re-estruturação produtiva e das demandas sociais colocadas pela sociedade civil organizada (com ênfase em questões de gênero, raça/etnia e deficiência), nas propostas de educação para o trabalho desenvolvidas pelo Governo Brasileiro (1995-2006). Articular re-estruturação produtiva com equidade é o grande desafio para o desenvolvimento socioeconômico dos países na atualidade. Aos quase 20 anos de consagrados os novos preceitos constitucionais, é necessário realizar um balanço sobre o sucesso da incorporação da dupla demanda pelas políticas, planos e programas destinados à formação profissional.

Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas