Pesquisas Concluídas
Diferenças das políticas de enfrentamento da pandemia no campo da Política de Assistência Social no Brasil e em Portugal: supressão de direitos e aumento das desigualdades sociais (2021-2022)
Descrição: O projeto foi executado no contexto do estágio pós-doutoral, realizado pela Profa. Miriam de Souza Leão Alburquerque, junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Departamento de Serviço Social do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE sob supervisão da Profa. Ana Cristina Brito Arcoverde, no âmbito do Observatório Luso-Brasileiro de Desigualdades e Políticas Públicas (ODEPP), Sub Projeto a) Democracia, Desigualdade e Provação de Direitos, do Projeto de Pesquisa "Desenvolvimento e Desigualdades do SUI Global: Supressão de direitos e implicações sociopolíticas na vida e trabalho das populações periféricas", de Internacionalização do PPGSS - PRINT e do Núcleo do ARCUS - Ações em Rede Coordenadas no Universo Social/ UFPE
Coordenadora: Miriam de Souza Leão Albuquerque
Mulheres, trabalhos e tecnologias: um museu de grandes novidades? (2020-2021)
Descrição: O presente projeto de iniciação científica visa a análise da realidade e dos desafios postos ao trabalho das mulheres brasileiras na última década (2010 - 2020), em face da expansão tecnológica. Tem também como objeto desvendar de forma inicial possíveis impactos, em 2020, da emergência em saúde pública a partir da pandemia de COVID-19 sobre o trabalho e a renda das mulheres. Trabalharemos com a hipótese de que o avanço tecnológico atual tem modificado as relações de trabalho, tornando regra a flexibilização, a precariedade e a informalidade. A informatização aprofunda mecanismos de exploração e opressão do trabalho das mulheres, apesar de aparentemente mostrar-se como vantajosa, em especial daquelas em trabalhos informais. A metodologia utilizará da estratégia de análise qualitativa dos dados, que serão coletados por meio de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas. Espera-se mostrar com a pesquisa como a exploração do trabalho das mulheres se aprofunda com o avanço tecnológico em poder da masculinidade e em contextos de crise econômica e social. Em especial ao considerar as intersecções de classe social e raça. Representa continuidade à pesquisa? Trabalho e Relações de Gênero: Análise da Feminização das Profissões e Ocupações?, aprovada pelo Edital MCT/CNPq Nº 14/2011, que, entre outros produtos, gerou o livro Trabalhadoras de 2013.
Coordenadora: Anabelle Carrilho.
Políticas da Assistência Estudantil no Ensino Superior Brasileiro: desafios e perspectivas (2013-2021)
Descrição: Este estudo tem como objetivo aprofundar conhecimentos e reflexões sobre as Políticas de Assistência Estudantil direcionadas ao Ensino Superior no Brasil, que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, considerando especialmente o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), Decreto Lei N. 7234 de 19.07.2010.
Coordenadora: Carolina Cassia Batista Santos
As diferenças na execução das medidas socioeducativas no Distrito Federal: um recorte de gênero e raça a partir da aplicabilidade do SINASE no Distrito Federal (2018-2020)
Descrição: Atividade iniciada no ano de 2018 com o recorte na área da Infância, Adolescência e Juventude do Sistema Sócioeducação em Meio Aberto, que ocorre nas Unidades de Atendimento em Meio Aberto do Plano Piloto, com o objetivo de traçar o perfil socioeconômico dos jovens em Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida - LA e Prestação de Serviço à comunidade - PSC. Será feito um levantamento bibliográfico e uma pesquisa documental nos arquivos e prontuários dos referidos jovens em cumprimento da LA e PSC.
Coordenadora: Miriam de Souza Leão Albuquerque
O Trabalho de Equipes Multidisciplinares na Assistência Estudantil no âmbito da Política Educacional (2017-2018).
Objetivo: Compreender a atuação de equipes multidisciplinares no âmbito da assistência estudantil no Instituto Federal de Brasília (IFB) identificando seus limites e possibilidades e oferecendo subsídios para a consolidação do trabalho interdisciplinar na assistência estudantil.
Coordenadora: Carolina Cassia Batista Santos
Política Nacional de Educação Permanente-PNEP para os/as profissionais inseridos/as no Sistema Único da Assistência Social- SUAS: trajetórias generificadas, potencialidades e limites a partir dos dados dos Censos SUAS (2014-2018).
Descrição: Mapear os indícios de precarização através das trajetórias profissionais dos/das trabalhadores/das do SUAS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fazer levantamentos dos marcos regulatórios de capacitação dos/as trabalhadores/as do SUAS, a exemplo da NOB-SUAS e NOB-RH-SUAS; Explorar os acervos bibliográficos sobre a Política de Educação Permanente do SUAS visando comparar com outros sistemas (educação e saúde) no País, para captar as potencialidades e limites; Mapear os vínculos profissionais, grau de escolaridade, carga horária de trabalho, infra-estrutura e suas capacitações profissionais, visando reconstruir as trajetórias profissionais dos/das trabalhadores/das do SUAS; Identificar os indícios da precarização do trabalho no SUAS com os vínculos profissionais, grau de escolaridade, carga horária de trabalho, infra-estrutura e suas capacitações profissionais. METODOLOGIA O Projeto utilizará as seguinte estratégia metodológica: Análise documental com base no banco de dados do SUAS (Censo SUAS, CADÚNICO, entre outros), Levantamento bibliográfico sobre a constituição do SUAS e PNEP do SUAS. o levantamento será realizado através de procura em bases online: google acadêmico, Scielo e a Base digital de Teses e Dissertações- BDTD.
Coordenadora: Miriam de Souza Leão Albuquerque
Políticas em Movimento e Saberes Situados: Desafios práticos e interesses estratégicos das latino-americanas no capitalismo (2014-2018).
Descrição: O Projeto "Políticas em Movimento e Saberes Situados" elabora uma reflexão sobre as experiências acumuladas pelo movimento feminista e pelas políticas para as mulheres, na sua expressão latino-americana, utilizando as categorias de necessidades práticas e interesses estratégicos. Investiga e sistematiza o acúmulo realizado pelas mulheres e os movimentos no sentido de garantir direitos através de políticas diversas: conciliação familia-trabalho, ações afirmativas, proteção contra violência, mercado de trabalho, cotas políticas, entre outras muitas possíveis.
Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas
O Trabalho das Equipes Multidisciplinares nas Escolas e na Política Educacional (2014-2018)
Descrição: A pesquisa proposta nessa oportunidade se localiza na interface entre a Política/Gestão Educacional e a Política/Serviço Social. O objetivo geral do projeto consiste em analisar comparativamente a atuação das equipes multidisciplinares nas escolas brasileiras, nas escolas argentinas e nas escolas mexicanas. Os objetivos específicos incluem: 1) Propiciar um balanço (localização, levantamento, sistematização e interpretação) da produção científica sobre o tema, nos países considerados; 2) Estabelecer uma caracterização (a partir da comparação e diferenciação) sobre os significados e definições mais frequentes das equipes multidisciplinares com atuação nas escolas das três unidades da federação selecionadas, identificando e recompondo as propriedades e dimensões dos processos envolvidos; 3) Estabelecer uma caracterização (a partir da comparação e diferenciação) sobre os significados e definições mais frequentes das equipes multidisciplinares com atuação nas escolas dos países selecionados, identificando e recompondo as propriedades e dimensões dos processos envolvidos; 4) Pesquisar programas, projetos e ações da política educacional que tenham bons resultados à justiça escolar; e 5) Subsidiar os debates sobre a potencial participação de assistentes sociais e psicólogas nas escolas públicas brasileiras e nas políticas educacionais; e 6) Indicar as lacunas e prioridades para uma agenda futura de pesquisa.
Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas
Trabalho e Relações de Gênero: Análise da Feminização das Profissões e Ocupações - Edital Universal Cnpq 014/2011 (2011-2013)
Objetivo: Na literatura especializada, apareciam alternativamente dois significados para o conceito de feminização das profissões e ocupações, a que correspondem metodologias e técnicas diferentes para a coleta e análise de informação: significado quantitativo ou feminilização: refere-se ao aumento do peso relativo do sexo feminino, na composição de uma profissão ou ocupação; sua mensuração e análise realizam-se por meio de dados estatísticos; significado qualitativo ou feminização: alude às transformações de significado e valor social de uma profissão ou ocupação, originadas a partir da feminilização e vinculadas à concepção de gênero predominante em uma época; seu impacto é avaliado pela análise do discurso. Existe uma intensa relação entre o acesso massivo de mulheres a uma profissão ou ocupação (feminilização) e sua transformação qualitativa (feminização). No projeto, consideramos os processos de feminização e de masculinização de certas profissões (magistério, engenharias, entre outros).
Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas
Política Educacional e Pobreza: Estudo em escolas públicas que atendem a população em situação de pobreza - Edital 038/2010 Obeduc/Capes (2010-2013)
Objetivo: estudar as manifestações da relação entre educação formal e população em situação de pobreza, tanto no que se refere a resultados de proficiência e qualidade, como na atuação das distintas esferas de governo, e no interior da própria escola. Objetivos específicos: 1) Analisar a produção científica da última década sobre educação formal e pobreza, especialmente a articulação entre circuitos e trajetórias educacionais (gênero, raça e classe social); 2) Pesquisar, por meios estatísticos, a influência da população em situação de pobreza no Índice de Desenvolvimento Educacional IDEB das Escolas; 3) Pesquisar a influência do resultado das avaliações externas, com destaque para Prova Brasil, no ciclo de políticas públicas na formulação e implementação dessas políticas; 4) Analisar o contexto e as características das escolas que atendem massivamente à população em situação de pobreza; 5) Estudar a educação e qualificação profissional das professoras para o exercício do trabalho docente com população em situação de pobreza; e 6) Investigar as manifestações da intersetorialidade das políticas sociais no espaço escolar, especialmente entre a política social de educação e a política social de assistência social.
Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas
Novas modalidades de organização do trabalho : o trabalhador cooperado em Brasília-DF/2010 (2010-2014)
Descrição: Esta pesquisa problematiza o fenômeno recente da eclosão de cooperativas de trabalho no Brasil, direcionando a investigação para o estudo da realidade de trabalhadores excluídos do modelo de emprego formal, que buscam trabalho e renda participando de cooperativas de trabalho e/ou produção na cidade de Brasília-DF, tendo em vistas que tais cooperativas vêm se configurando como novas ou renovadas modalidades de organização do trabalho.
Coordenadora: Carolina Cassia Batista Santos
Contruindo uma Tipologia da Relação Entre a Pobreza e a Educação Formal na Literatura Científica- Editais 2009 Finatec e Proic. (2009-2011)
Objetivo: Estudar as formas de interpretação da relação entre a situação de pobreza e a educação formal apresentadas na produção acadêmica recente (1999-2009). Considera os artigos publicados em bases abertas controladas (Scientific Eletronic Libary On Line- Scieloe, complemenrariamente, Google Acadêmico), e as dissertações e as teses defendidas e inseridas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações- BDTD.
Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas
Avatares do Estado Avaliador: metamorfoses das Políticas de Educação Contemporâneas – Editais 2008 Finatec e Proic (2007-2009)
Objetivo: Analisar o surgimento e a utilização do conceito “Estado Avaliador” na produção recente das Ciências Sociais sobre as políticas, especialmente observando os artigos publicados em periódicos científicos e livros, as dissertações e as teses aprovadas nas seguintes áreas: Ciência Política, Educação, Serviço Social e Sociologia (1990-2007).
Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas
Educação para o Trabalho em Tempos de Re-estruturação Produtiva e Participação Popular- Editais 2007 Finatec e Proic. (2006-2008)
Objetivo: Analisar as formas de incorporação das demandas tecnológicas emergentes da re-estruturação produtiva e das demandas sociais colocadas pela sociedade civil organizada (com ênfase em questões de gênero, raça/etnia e deficiência), nas propostas de educação para o trabalho desenvolvidas pelo Governo Brasileiro (1995-2006). Articular re-estruturação produtiva com equidade é o grande desafio para o desenvolvimento socioeconômico dos países na atualidade. Aos quase 20 anos de consagrados os novos preceitos constitucionais, é necessário realizar um balanço sobre o sucesso da incorporação da dupla demanda pelas políticas, planos e programas destinados à formação profissional.
Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas