Pesquisas em Andamento
Desde 2020: Antes da Pandemia: Três Décadas de Propostas PolÃtico-Pedagógicas Restauradoras no Brasil (1990-2020).
Descrição: Neste momento particular da história da nossa América Latina, marcado pela atualização de posições conservadoras, pela progressiva subsidiariedade do Estado no que se refere à questão social, pelas profundas regressões de direitos sociais conquistados, pelo aumento da interferência do Estado na economia e na vida democrática das instituições públicas em defesa do capital, é vital discutir a relação entre o Estado e as PolÃticas Sociais contemporâneas. Nossa intenção é estudar a especificidade educativa da restauração conservadora que caracterizou os últimos 30 anos (1990-2020), antes da instauração da pandemia, e que certamente tem e terá rebatimentos na maneira de enfrentar a crise sanitária. O objeto central da pesquisa são as disputas ideológicas travadas pela restauração conservadora em torno da polÃtica educacional - disputas sobre projetos polÃtico-pedagógicos em torno do direito à educação e da democratização da educação. O objetivo geral consiste em compreender as especificidades do processo de (re)construção ideológica em curso no presente milênio, realizado no campo educacional pela Nova Direita, a partir da multiplicidade de estratégias discursivas paralelas, na tentativa de restaurar o bloco hegemônico conservador através da instauração e consolidação de novos elementos superestruturais que articulam, de maneira especÃfica, as relações as relações orgânicas entre ideologia, economia e polÃtica.
Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas.
Desde 2018: Pauperização na/da escola pública: A Segregação Sócio-Educacional no Distrito Federal de Brasil.
Descrição: O Projeto dará continuidade aos projetos de pesquisa anteriores na tentativa de construir pontes entre áreas disciplinares conexas, especialmente entre o serviço social, polÃtica educacional e sociologia da educação, pensando na relação de integralidade entre polÃticas sociais setoriais. O Objetivo Geral da atual proposta consiste em relacionar os conhecimentos sobre pobreza e desigualdades sociais com as polÃticas educacionais e outras polÃticas sociais voltadas para a alteração do quadro de pobreza e pobreza extrema, com a finalidade de compreender o processo de pauperização na/da escola pública e traçar um mapeamento da segregação sócio-educacional no Distrito Federal. Nesse sentido, ressaltamos que a fonte do movimento ou da mudança está nas contradições internas do objeto de estudo escolhido, qual seja: a relação histórica entre as classes sociais e o modelo escolar, nas suas expressões territoriais. Cada pesquisador envolvido no projeto desenvolverá estudos especÃficos sobre a problemática, com estratégias metodológicas diferenciadas em cada caso (pesquisa bibliográfica, análise documental, estudos estatÃsticos multinÃvel, entre outros).
Coordenadora: Silvia Cristina Yannoulas